Os tapetes podem não voar, mas estas peças de decoração vão inspirá-la a ser mais criativo quando decorar a sua casa. São peças versáteis que podem transformar completamente a decoração de um ambiente, proporcionando conforto, aconchego e estilo.

Para o ajudar a escolher o tapete ideal e usá-lo de forma criativa, preparamos um pequeno guia para:


Como escolher o tapete ideal


Selecionando através da composição

  • Fibras naturais

Pode escolher de entre várias fibras, as fibras naturais, de onde destacamos a lã, o sisal, o algodão, a juta, os filamentos de côco, a seda. São fibras resistentes, duráveis no tempo, aconchegantes e ideais para áreas de alto tráfego.

Os tapetes que na sua composição têm fibras naturais ajudam fortemente como isolante térmico e acústico. Alguns tapetes feitos de fibras naturais permitem lavagem recorrente na máquina, o que lhe irá proporcionar ter sempre um ambiente cuidado, limpo e convidativo.

Aconselhamos a ter atenção às características de cada tapete e dessa forma fazer a lavagem adequada.

  • Fibras sintéticas:  

Nos artigos de fibras sintéticas, destacamos o poliéster, o acrílico e o polipropileno, muito utilizados na confecção de tapetes.

Existe nos tapetes feitos de fibras sintéticas uma variedade de cores e estilos: as fibras sintéticas podem ser tingidas numa ampla gama de cores e podem ser usadas para criar uma variedade de estilos de tapetes. Estas fibras, permitem uma facilidade de limpeza enorme.

Decorrentes, naturalmente, do uso a que estão sujeitos e da frequência da lavagem, diríamos que são extremamente duráveis no tempo e ainda ideais para quem tem alergias.

  • Fibras artificiais: 

Dentro das fibras sintéticas, temos a nossa queridinha viscose muito usada no fabrico de tapetes.

O uso da viscose tem inúmeras vantagens. Desde logo, confere aos tapete um aspecto nobre e luxuoso. Torna os tapetes muito suaves e macios ao toque. A maioria dos tapetes de viscose pode ser aspirada e lavada à mão com água e sabão neutro.

De relembrar o factor sustentável: a viscose é um material biodegradável, o que significa que se decompõe naturalmente no meio ambiente.


Selecionando através do tamanho

O tamanho dos tapetes deverá ser proporcional ao ambiente. É sempre uma questão de preferência pessoal, mas sugerimos que uma possibilidade é o tapete poder preencher a maior parte do espaço, deixando cerca de 20 cm livres entre ele e as paredes.

Há ainda a considerar a disposição dos móveis. Neste caso, o tapete pode ser usado para definir áreas específicas, como a sala de estar ou de jantar.


Selecionando através da Cor, Padrões e Textura

As cores, padrões e texturas dos tapetes podem ter um impacto significativo na decoração da sua casa. 

Consideramos que no uso de cores sólidas, um único tom, há uma tendência para que os ambientes fiquem com um aspecto mais clean e sofisticado. As cores claras expandem o ambiente e criam uma sensação de amplitude. São ideais para salas pequenas ou com pouca luz natural. As cores escuras reduzem o ambiente e criam uma sensação de aconchego. São ideais para salas grandes ou com muita luz natural. As cores vibrantes adicionam personalidade e alegria ao ambiente. São ideais para quem quer criar um ambiente mais descontraído e informal. As cores neutras são versáteis e combinam com qualquer estilo de decoração. São ideais para quem quer criar um ambiente mais clássico e elegante.

Os padrões em tapetes podem ser usados para adicionar personalidade e estilo à sua decoração, criar um ponto focal na sala, destacar um determinado móvel ou área da sala ou quem sabe, esconder imperfeições no piso. Podem ainda adicionar um toque de personalidade e alegria ao ambiente em que se inserem.

Quanto à textura, poderá escolher entre diferentes tipos de pêlo escolha tapetes com textura para ambientes mais casuais e aconchegantes.